DECORE

Está precisando comprovar sua renda? Te pediram um DECORE e você não faz nem ideia do que seja isso? Fique tranquilo que a gente Simplifica!

Veja o vídeo abaixo e tire todas as suas dúvidas

Saiba mais sobre o DECORE

DECORE é a sigla para Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Traduzindo, é um documento utilizado pelos profissionais que não trabalham sobre o regime da CLT e não tem um holerite para comprovar sua renda!

É por meio do DECORE que os autônomos ou empresários conseguem comprovar suas movimentações financeiras, por isso, aqui vai uma informação importante: Somente contadores credenciados que tenham acesso aos documentos necessários para essa comprovação é que podem emitir esta declaração.

Não tenho CNPJ

Para conseguir um Decore, o melhor caminho é estar formalizado e a maneira mais simples de fazer isso é abrindo uma empresa. veja os passos abaixo:

1 – Passo

Obtenha um CNPJ: Para isso você pode abrir qualquer um dos tipos de empresas que listamos abaixo

2 – Passo

Já formalizado, emita Nota Fiscal relativa a todos os valores que receber por meio dos serviços que presta

3 – Passo

Fazendo isso por pelo menos 3 meses, seu contador já poderá utilizar esse histórico para comprovar sua renda

Tipos de empresa

Conheça os tipos de empresas existentes e confira a que mais de adapta ao seu caso.

MEI

Veja o vídeo e saiba mais sobre como ser um Microempreendedor Individual.

EIRELI x Empresário Individual

Entenda o que são Empresário Individual e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Autônomo x Empresário

Entenda as diferenças entre ser autônomo e abrir uma empresa e as opções existentes.

Eu tenho CNPJ

Se você tem contador, basta solicitar que ele emita o DECORE para você. Se tem empresa, mas está sem contador, o Simplificador resolve seu problema.

Tem dúvidas?

Confira abaixo algumas perguntas mais comuns que recebemos

Decore – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. É um documento que somente um contador habilitado pode emitir para comprovar, por meio de movimentações financeiras declaradas, a renda de profissionais que trabalham por conta própria e não são registrados pela CLT.
O Decore é o principal documento utilizado para comprovação de renda de profissionais que não tem renda fixa ou que não sejam empregados pela CLT. Assim, sem o holetire fornecido pela empresa. Em caso de comprovação de renda, as instituições costumam pedir um DECORE, devidamente assinado por um contador habilitado, para que este comprove a sua renda.
Nesse caso, é um pouco mais complicado. O caminho mais indicado é que você se formalize, abra seu CNPJ e passe a emitir Nota Fiscal de todos os serviços que presta. Assim, após 3 meses de comprovação, seu contador conseguirá emitir emitir um DECORE que comprove sua renda.
Como autônomo, você precisa ser cadastrado na prefeitura e fazer todos os recolhimentos dos impostos relativos aos valores que recebe por meio do carnê leão. Além disso, precisa de um livro caixa que comprove todos os recebimentos. Se estiver com todos esses documentos em dia, basta apresentá-los para um contador habilitado que ele poderá emitir o DECORE para que você comprove sua renda. Caso você não siga os procedimentos e não possua esses documentos, ideal é que se formalize seguindo os 3 passos que apresentamos acima.
Existem diversas situações em que os profissionais que não atuam sob o regime da CLT podem precisar de um DECORE. Por ser um documento de comprovação de renda, ele pode ser solicitado, por exemplo, para financiamento de bens móveis e imóveis, para aprovação de empréstimos, entre outros.
Prestando os seus serviços por meio de um CNPJ e emitindo nota fiscal de todo o dinheiro que recebe, você tem o material necessário para que um contador habilitado possa realizar sua declaração de comprovação de renda sem problemas. É importante salientar que no DECORE estarão registrados os valores que você, de fato, recebeu e declarou. Assim, você poderá apresentar o documento para a instituição financeira onde pretende aumentar o score e com isto eles podem refazer sua análise de crédito.
Somente um contador, enquanto profissional habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) poderá emitir esse documento. Sempre com base em documentos fornecidos por você, que comprovem a renda que está sendo declarada.
Simplifique seu negócio