CNPJ para engenheiro: guia completo de como abrir empresa
Escrito por: simplificador
Publicado em: 17/12/2021
Atualmente, para ser Microempreendedor Individual (MEI) o profissional deve ter um faturamento anual de até 81 mil reais, não pode ter outra empresa, pode ter apenas um funcionário, desde que este receba um salário-mínimo ou piso da região, e deve estar em uma das atividades permitidas pelo MEI.
Ainda que o engenheiro cumpra os primeiros requisitos, ele não vai encontrar uma atividade compatível com a sua atuação no mercado na lista do MEI. Afinal, a natureza jurídica do MEI não permite que os engenheiros se enquadrem nas atividades autorizadas.
Veja nesse post tudo que você precisa saber sobre a abertura de um CNPJ para engenheiro!
Qual o tipo ideal para abrir empresa de engenharia?
O tipo ideal de empresa varia de acordo com o modelo societário do negócio. Caso o engenheiro decida abrir uma empresa com um ou mais sócios, é preciso optar pelo tipo de empresa Sociedade Limitada (LTDA). Porém, caso a ideia seja abrir uma empresa sem sócios, é possível abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Na Sociedade Limitada, dois ou mais engenheiros podem se unir para abrir a empresa. O capital social é separado em quotas, e a responsabilidade de cada sócio vai até o limite de suas quotas.
Já na Sociedade Limitada Unipessoal não é preciso ter sócios, não há um valor mínimo de capital social para abertura e o patrimônio do proprietário é totalmente separado do patrimônio da empresa.
A SLU substitui a já extinta Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), pois conta com praticamente as mesmas características e ainda tem a vantagem de não precisar abrir a empresa com um capital social mínimo de 100 salários-mínimos vigentes.
Como abrir uma empresa de engenharia?
Para abrir um CNPJ para engenheiro, é preciso, antes de mais nada, obter a graduação em Engenharia e fazer o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). O registro deixa o profissional habilitado para exercer a profissão, seja como empregado celetista ou em sua própria empresa, por exemplo.
Depois disso, é preciso definir a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que varia de acordo com os serviços oferecidos pela empresa de engenharia.
O CNAE mais comum nessa área é o 7112-0/00 – Serviços de Engenharia. Ele pode ser enquadrado no regime tributário do Simples Nacional, com alíquotas de imposto presentes no Anexo III e Anexo V.
Com esse CNAE, o engenheiro pode atuar prestando serviços técnicos de engenharia civil, hidráulica e eletrônica, por exemplo. Também é possível fazer a supervisão de obras, gerenciamento de projetos, vistorias e outras atividades.
Leia também: Engenheiro pode ser MEI? Saiba qual a melhor opção para a categoria
Conte com o Simplificador
O Simplificador é a solução que você estava procurando para facilitar a abertura e os processos contábeis da sua empresa. Atendemos às empresas do MEI e do Simples Nacional sem funcionários registrados e cadastradas na cidade de São Paulo.
Para abrir um CNPJ para engenheiro de forma eficiente, utilizamos 4 passos:
- Você cadastra as informações e faz o pagamento no nosso site;
- Fazemos a conferência e a validação das informações;
- Você assina a documentação, e nós fazemos o encaminhamento para os órgãos oficiais;
- O CNPJ fica ativo, e fazemos a liberação para emissão de notas fiscais.
Continue no site do Simplificador para saber mais informações sobre como abrir empresa de engenharia.
Confira também: Comunicado mudança de contabilidade
Leia também: Engenheiro pode ser MEI? Saiba qual a melhor opção para a categoria
Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!