Como abrir uma clínica médica?
Escrito por: simplificador
Publicado em: 17/09/2021
A rotina de um médico já é bastante frenética. Ao decidir abrir uma clínica médica, a correria aumenta ainda mais. Por isso, nos debruçamos sobre as questões burocráticas da sua empresa para que você não precise se preocupar com nada.
O Simplificador, com o próprio nome sugere, está aqui para simplificar os seus negócios. Tenha tempo para se dedicar às suas atividades e deixe que nossa equipe gerencie a contabilidade da sua clínica médica.
Está querendo abrir uma clínica médica e precisa de ajuda com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), alíquotas e regimes tributários? Confira as informações abaixo sobre como abrir uma clínica médica e conte com o apoio de um contador on-line:
CNAE para abrir uma clínica médica
Os códigos CNAE que melhor se adequam a uma clínica médica podem ser:
- CNAE 8650-0/01: atividades de enfermagem;
- CNAE 8650-0/03: atividade psicológica e de psicanálise;
- CNAE 8650-0/04: atividade de fisioterapia;
- CNAE 8630-5/01: atividade médica ambulatorial para procedimentos cirúrgicos;
- CNAE 8610-1/02: atendimento em pronto-socorro;
- CNAE 8630-5/03: atividade médica ambulatorial restrita a consultas.
Está em dúvida sobre a sua atividade?
Está receoso sobre o código CNAE e deseja saber qual deles é o mais adequado para a sua clínica médica? Nós podemos te ajudar nessa questão. Saiba mais sobre o Simplificador.
Regime tributário e alíquota de impostos para clínica médica
Simples Nacional
- A tributação pelo regime do Simples Nacional é mais vantajosa para clínicas que tiverem fator R = salário de 28%, com uma alíquota inicial de 6%;
- A tributação pelo regime do Simples Nacional, sem fator R, conta com alíquota inicial de 15,5%;
- O Simples Nacional é o melhor regime para clínicas com faturamento de até 30 mil reais. Além disso, no DAS já estão inclusos os ISS e o INSS da empresa. Importante ressaltar que o empresário ainda deve realizar sua contribuição pessoal pela Guia da Previdência Social (GPS) pagando valor correspondente a 11% do que for registrado como pró-labore.
Lucro Presumido
- Clínicas médicas com faturamento superior a 30 mil reais têm no Lucro Presumido a melhor opção de regime tributário;
- O ISS pode ser recolhido como sociedade uniprofissional, movimento econômico municipal com alíquota que pode ser de 2% a 5%. A tributação federal, por sua vez, é de 11,33%.
Lucro Real
- No Lucro Real, as alíquotas de Cofins/PIS podem chegar a 9,25% sobre o faturamento;
- O ISS varia entre 2% e 5% a depender do município;
- O Lucro Real é calculado levando em consideração todas as despesas e receitas da sua clínica médica, apurando o lucro ou prejuízo para gerar os impostos CSLL e IRPJ.
Importante: ao abrir uma clínica médica, é preciso respeitar o Código de Ética Médica, descrito na Resolução do Conselho Federal de Medicina n.° 1931/09, e o Código de Processo Ético-Profissional, presente na Resolução CFM n.° 2145/16. As regras são estritas, assim como todas as leis que dizem respeito a negócios da área de saúde.
Aqui no Simplificador, nossa equipe não cobra pela abertura de empresas. Ao contratar nossos serviços, você apenas faz o adiantamento da sua primeira mensalidade e, posteriormente, arca somente com as taxas governamentais obrigatórias.
Preencha o formulário para receber informações sobre como abrir uma clínica médica.
Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!