CNPJ

O que é CNPJ e quais as suas vantagens

Escrito por: simplificador

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) funciona como o número de identificação da empresa. Com ele é possível emitir notas fiscais, abrir uma conta bancária de pessoa jurídica, pagar os impostos corretamente, além de manter o negócio regularizado junto à Receita Federal.

Continue a leitura para saber mais sobre o conceito e as vantagens do CNPJ!

O que é CNPJ? 

O CNPJ é composto por um grupo de 14 números, utilizados pela Receita Federal para identificar as empresas do país. Os primeiros oito dígitos indicam o número da inscrição da empresa, os quatro dígitos seguintes representam se aquele CNPJ é de uma matriz (0001) ou de uma filial (0002, 0003…), e ao final constam dois dígitos verificadores.

Atualmente, todas as empresas registradas no Brasil precisam ter o CNPJ para estarem regularizadas. Isso vale para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) etc.

Como posso consultar um CNPJ?

Para fazer a consulta de um CNPJ, basta entrar no site da Receita Federal e acessar a opção “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”. A página está configurada de acordo com as diretrizes da Instrução Normativa RFB n.º 1.863 de 2018, que dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Uma vez na página, é preciso digitar os números do CNPJ no campo em branco e fazer a verificação de segurança. Depois é só clicar em “Consultar”. Feito isso, o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral será aberto em uma nova página, com todas as informações da empresa, como nome empresarial, código e descrição da atividade econômica, logradouro e data.

Leia também: Cartão CNPJ: O que é, para que serve e qual sua importância

Qual a importância de emitir um CNPJ?

A importância está no fato de que o CNPJ permite que a organização possa fechar mais negócios! As empresas que emitem CNPJ podem prestar serviços e vender produtos para outras instituições, que normalmente priorizam a contratação de empresas registradas adequadamente. Nos processos de licitação também é exigido que a empresa possua um CNPJ para participar da seleção.

Além disso, para os clientes físicos da empresa, ter o devido registro na Receita Federal traz muito mais confiança e credibilidade. Esse fator também pode aumentar o volume de vendas e market share da empresa no mercado.

Quais as suas vantagens?

Veja agora os principais benefícios de ter um CNPJ:

Carga tributária

A carga tributária das empresas formalizadas com CNPJ tende a ser menor que a paga por profissionais liberais e autônomos, ou seja, que utilizam seu próprio nome físico para recolher os impostos. Algumas opções que vale a pena considerar nesse sentido são o MEI e o Simples Nacional, que oferecem excelentes alíquotas de tributação.

Acesso a programas sociais

Alguns programas sociais do governo só estão disponíveis para empresas que possuem um CNPJ próprio. Em 2020, por conta das medidas restritivas e do isolamento social, esse tipo de empresa pôde participar de programas que visavam auxiliar os empresários, como a suspensão temporária de colaboradores e benefícios para pagamento de impostos, por exemplo.

Crédito bancário

Por fim, algumas linhas de crédito muito boas estão disponíveis apenas para empresas com CNPJ. Elas são liberadas para aquelas que possuem conta de pessoa jurídica no banco, para isso é necessário estar com a situação cadastral ativa na Receita Federal.

Gostou do artigo? Então continue no site do Simplificador para ler mais conteúdos como este e conhecer o nosso serviço de contador on-line!

Leia também: Cartão CNPJ: O que é, para que serve e qual sua importância

Confira também: Contabilidade para corretores de seguros

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!

Conheça o simplificador