CNPJ para psicologia: saiba como abrir uma clínica neste guia
Escrito por: simplificador
Publicado em: 23/05/2024
O psicólogo é um dos profissionais mais importantes da área da saúde. Ele precisa estar em constante atualização e trabalhar sempre com foco para proporcionar o melhor atendimento possível a seus pacientes. Por esse motivo, nem sempre é possível se informar sobre as burocracias que envolvem a abertura de uma clínica de psicologia.
Veja, neste post, tudo que você precisa saber antes de abrir o seu CNPJ para psicólogo!
Psicólogo pode ser MEI?
Não, o psicólogo não pode ser Microempreendedor Individual (MEI) pois a atividade não é permitida na lista do Portal do Empreendedor, que conta com a relação de atividades do MEI. Dessa forma, o regime tributário de um psicólogo que deseja abrir uma empresa deve ser o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
A opção mais recomendada para quem está começando é o Simples Nacional, pois nesse modelo de tributação é feito um pagamento mensal de todos os tributos. O pagamento é feito por meio de uma guia única chamada de Documento de Arrecadação do Simples (DAS). Além disso, o Simples Nacional conta com alíquotas progressivas, e o pagamento dos tributos é feito com base no faturamento da clínica.
Qual o tipo de empresa ideal para psicólogos?
Como o psicólogo não pode ser MEI, é preciso que ele escolha entre outros dois tipos de empresa: Sociedade Limitada (LTDA), na qual o profissional pode ter sócios e a responsabilidade de cada um vai até os limites de suas quotas na empresa, ou Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), na qual o psicólogo não precisa ter sócios e o seu patrimônio é separado do da empresa.
Independentemente do modelo escolhido, há diversas vantagens para o psicólogo que opta por abrir uma empresa, como a redução dos impostos, demonstração de profissionalismo para os pacientes e possibilidade de comprovar renda, para obter crédito em instituições financeiras, por exemplo.
Como abrir CNPJ para psicólogo?
Para abrir uma clínica de psicólogo, é preciso fazer a graduação no curso superior de Psicologia e obter o registro no Conselho Federal de Psicologia (CFP). Feito isso, o profissional já pode ir até a Junta Comercial da região para cadastrar as suas informações de abertura de empresa.
O psicólogo também deve ir à Receita Federal para cadastrar o seu CNPJ e proceder com a obtenção do alvará de funcionamento e da inscrição municipal. Somente depois disso é possível atuar como pessoa jurídica.
O código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do psicólogo, o qual ele vai utilizar para abrir a empresa, é o de número 8650-0/03, que engloba atividades de Psicologia e Psicanálise.
Esse CNAE permite que o profissional atue como psicólogo ou psicanalista, mas não permite que ele realize atividades em centros de assistência psicossocial. Caso esse também seja o objetivo do profissional, ele deverá cadastrar o CNAE de número 8720-4/01.
Mas você não precisa se preocupar com nenhuma destas etapas. Abrindo sua empresas com o Simplificador, nós fazemos tudo isso para você!
Conheça o Simplificador
O Simplificador é a empresa que mais se destaca na prestação de serviços de contabilidade on-line. Se você deseja abrir clínica de psicólogia para prestar seus serviços, veja como podemos fazer isso em apenas 4 passos, sem sair de casa.
- Cadastro e pagamento no nosso site;
- Validação das informações;
- Assinatura dos documentos e envio para os órgãos responsáveis;
- Ativação do CNPJ e liberação para emissão de notas fiscais.
Entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp pelo nosso site e descubra mais informações sobre como o Simplificador pode te ajudar a abrir CNPJ para psicólogo!
Já tem CNPJ e está buscando contabilidade especializada? Confira também: Comunicado mudança de contabilidade
Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!