Você sabe qual a Natureza da Atividade da sua empresa?
Escrito por: simplificador
Publicado em: 21/12/2017
Esse é um dos pontos que acaba gerando dúvidas nos micro e pequenos empresários, tanto na hora de abrir uma empresa, quanto na hora de descrever o tipo de atividade que exercem.
Se você também fica um pouco perdido quando perguntam a Natureza da Atividade da sua empresa, confira o post abaixo. Nós simplificamos as explicações para que você nunca mais se confunda.
De acordo com a classificação da Receita Federal, levando em consideração as atividades exercidas, existem 3 tipos de Naturezas de Atividades aos quais uma empresa pode ser enquadrada: Indústria, Comércio e Serviço
Vamos à cada uma delas?
Indústria – De maneira geral, uma empresa é classificada como indústria quando realiza algum processo que transforma uma matéria prima em produto final. E se você acha que isso está muito distante do nosso dia a dia, pode estar enganado.
Você sabia, que os restaurantes estão enquadrados dentro da classificação de Indústria? É isso mesmo! A aplicação do conceito está no fato de se pegar uma matéria prima, por exemplo arroz, e transformar em um produto final, como um risoto e comercializá-lo dessa forma.
Assim, se na sua empresa, você confecciona qualquer tipo de produto, saiba que ela é sim, uma indústria.
Comércio – Toda e qualquer empresa que realize a revenda de um produto físico, sem que seja ela a produtora. Seria o caso de uma loja de roupas, por exemplo, que compra as peças de uma indústria e revende aos consumidores finais, sem interferir em nada nesse produto.
Serviço – Uma empresa é considerada de serviço quando não existe a comercialização de um produto em si. Aqui, o que é comercializado é a expertise do profissional. Por exemplo, uma agência de publicidade ou um escritório de arquitetura, são empresas de serviço, já que elas não oferecem um produto físico a seus clientes. O que elas fazem é prestar um serviço, oferecendo sua propriedade intelectual.
A natureza da atividade de uma empresa é determinada pelos CNAEs (Primários e Secundários) que estão registrados em seu nome.
O problema, é que sem saber disso, muitas vezes, na hora de iniciar o negócio, as pessoas acabam registrando CNAEs que nem precisam, ou que não serão necessariamente utilizados ao longo do tempo. Isso pode ser um problema e até acabar fazendo com que você pague mais impostos do que o realmente seria necessário.
Está com dúvidas se a Natureza da atividade da sua empresa está correta? Ao trabalhar com o Simplificador, você terá toda a assistência necessária para esclarecer esta e outras dúvidas.
Entre em contato agora mesmo!
Confira também: Contabilidade Online
Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!