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DROPSHIPPING, o que é e será que vale a pena?

Escrito por: simplificador

Começou ou está pensando em começar a atuar no mercado de comércio eletrônico?

Com o mercado de compra e venda online cada vez mais aquecido, novas formas de atuação vêm se consolidando. Uma delas é a que vamos abordar neste artigo, o Dropshipping, prática que está ganhando cada vez mais espaço no ambiente de comércio eletrônico e tem se apresentado como um caminho alternativo para quem deseja começar o seu próprio negócio sem muita burocracia.

Se você caiu aqui, acredito que deve estar buscando uma maneira de regulamentar suas atividades no mercado digital. Já começou ou pretende atuar com intermediação de vendas online de qual melhor caminho a seguir? 

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos:

     

  1. O que é dropshipping?
  2. Principais diferenças entre e-commerce e dropshipping
  3. Principais diferenças entre e-commerce e afiliados
  4. Por que abrir um CNPJ para dropshipping?
  5. Qual tipo de empresa devo abrir?
  6. É possível abrir um  MEI para Dropshipping?
  7. Quanto custa abrir um CNPJ para Dropshipping? 
  8. Qual o CNAE indicado para uma Dropshipping?
  9. Quanto custam os impostos de uma Dropshipping? 

       1. O que é dropshipping?

O Dropshipping nada mais é do que um categoria de intermediador de negócios na qual você vai poder vender produtos online, mas não vai ser de fato o “comerciante”, pois não é o responsável pelo estoque, nem pela logística de entrega do produto, o que cá entre nós, é a parte mais complexa do processo de vendas, não é mesmo? No caso do dropshipping seu papel é o de intermediar esta venda, ser a ponte entre o consumidor final e o fornecedor.

      2. Principais diferenças entre e-commerce e dropshipping

Aqui, conforme já antecipamos, a principal diferença está na gestão do estoque dos produtos. Enquanto os e-commerces são 100% responsáveis por toda a cadeia de venda, incluindo o inventário físico dos produtos, as empresas de dropshipping não possuem estoque, portanto, não são responsáveis por esta etapa do processo de venda, o que já de cara indica uma economia de significativa no investimento, uma vez que o intermediador não investe na compra de produtos, nem na logística de armazenamento, transporte, segurança, etc. 

Na prática, o responsável pelo dropshipping só precisa pagar pelos produtos que vende, tendo esta garantia imediata do retorno do investimento.

Outro ponto que é de relevante importância na diferenciação destes dois tipos de negócio é o controle sobre a experiência do cliente no processo de compra. 

Neste caso, o e-commerce acaba tendo mais controle e responsabilidade, uma vez que é o responsável pelo processo completo, desde a chegada do cliente ao site, venda, até a entrega do produto  dentro do prazo na casa do cliente, podendo garantir a qualidade de toda a cadeia.

Já os proprietários de lojas de dropshipping, por não terem o controle do estoque, acabam dependendo do fornecedor para embalar e enviar o produto, ficando à mercê da qualidade do processo de terceiros.

Ou seja, quem opta pelo dropshipping tem que escolher muito bem seus fornecedores para não ter sua imagem comprometida perante o cliente final.

      3. Principais diferenças entre dropshipping e afiliados

Bem diretamente, o Dropshipping é um intermediador de vendas de produtos físicos. No caso, ele vende produtos online, mas não é, de fato, o “comerciante”, pois não é o responsável pelo estoque, nem pela logística de entrega do produto. 

O dropshipping é intermediador da venda, é ele quem faz a ponte entre o consumidor final e o fornecedor.

Já o afiliado, atua exclusivamente com produtos digitais, que são caracterizados como serviços online. Ele também é considerado um intermediador, mas neste caso, não de um produto físico.

Assim, nenhum dos tipos é classificado como comércio, especificamente e não existe problema algum em você ter, dentro do mesmo CNPJ, atividades cadastradas que atentam tanto às funções de afiliados, quanto de dropshipping.

Vamos falar sobre CNAEs (atividades das empresas) nos tópicos abaixo.

Caso queira saber mais sobre Afiliados, acesse nosso post.

       4. Por que abrir um CNPJ para dropshipping?

No início das atividades, a abertura de uma empresa para este tipo de atividade pode parecer desnecessária, mas se você começar o negócio como pessoa física, logo vai perceber que não é o melhor caminho e nem o mais rentável, uma vez que os impostos cobrados da pessoa física, a maior parte das vezes acabam saindo muito mais caros do que os cobrados pela pessoa jurídica. Vamos aos detalhes

Em primeiro lugar, precisamos ter a ciência de que, embora não seja considerado comércio, o Dropshipping é uma atividade comercial com fins lucrativos, por isso, para atuar nesta área, você precisa de registro legal.

Além disso, atuando como pessoa física você não pode emitir notas fiscais, o que certamente será um problema na hora de negociar com seus fornecedores parceiros.

E se você está pensando: “Ah, mas é só pra testar, vou fazendo aqui sem declarar nada mesmo, ninguém vai perceber”, já aviso que esse pensamento é furado. Não legalizar sua empresa pode resultar em multas e sanções. Além de que, ao declarar a renda, você dá origem ao dinheiro e com isto consegue elevar o score do Serasa Experian e facilita o seu acesso a crédito junto aos bancos. Além disto, quando a sua renda é declarada, a Receita Federal entenderá que sua movimentação bancária está justificada, quando compara entradas e saídas de dinheiro.

Formalizando seu CNPJ, além de evitar problemas com a Receita Federal, vai trazer uma série de vantagens e benefícios para o seu negócio e abrir uma empresa hoje, não é mais nenhum bicho de sete cabeças.

      5. Qual tipo de empresa devo abrir?

O melhor tipo de empresa para esse tipo de situação é você quem vai definir junto a seu contador.

Dentro do Simples Nacional por exemplo, que é o meio mais econômico de ter uma microempresa hoje em dia no Brasil, você pode tem 3 tipos de empresas possíveis: 

  • Empresa Individual
  • Sociedade Limitada (LTDA),
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), que é aquela que não precisa de sócios.

Veja a que mais se encaixa com a sua necessidade no momento

    6. É possível abrir um MEI para Dropshipping?

O MEI realmente é o tipo de empresa mais facilitado e econômico para quem tá querendo iniciar um empreendimento no Brasil, mas a atividade de dropshipping não é permitida ao  MEI, o CNAE não é aceito, por isso, o caminho que indicamos é a abertura de microempresa pelo Simples Nacional, dentro dos tipos citados acima. 

Por isso, um MEI infelizmente é não possível =(

     7. Quanto custa abrir um CNPJ para Dropshipping? 

Isso vai depender um pouco dos prestadores de serviços que você contratar e até da localidade onde se encontra.

Aqui no Simplificador, por exemplo,nós não cobramos pela abertura de empresas. No momento da contratação de nossos serviços pelo site, nossos clientes realizam o pagamento da sua primeira mensalidade contábil (a partir de R$129,00) e precisam arcar somente com as taxas governamentais obrigatórias, que podem variar de R$350,00 a R$450,00.

     8. Qual o CNAE indicado para uma Dropshipping?

O CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. No caso da Dropshipping, é o código que identifica a atividade de venda de produtos por meio desse modelo.

Como a Dropshipping não é classificada como comércio e sim como intermediação de venda, o CNAE mais indicado para o correto exercício da atividade é

  •  7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
  • Outros CNAEs relacionados também podem ser incluídos, como por exemplo:
  • 7319-0/03 – Marketing Direto 
  • 7312-2/00 – Agenciamento de espaços para publicidade 

É o CNAE que define as alíquotas dos impostos a serem pagas pela empresa, de acordo com o faturamento.

     9. Quanto custam os impostos de uma Dropshipping?

Conforme informado acima, o CNAE mais adequado para a atividade de Dropshipping é o  7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários. Ele está enquadrado no anexo 3 do Simples Nacional, o que significa que a alíquota inicial de imposto é de 6% em relação ao faturamento.

No Simples Nacional, os impostos são divididos em anexos, que são baseados no tipo de atividade desenvolvida pela empresa. No anexo 3 encontram-se quase todas as atividades de prestação de serviços, como é o nosso caso aqui.

Para a definição da alíquota mensal dos impostos que é cobrada por meio da DAS (guia única de arrecadação), além da atividade, o faturamento também é levado em consideração.

No caso, mencionamos os 6% pois para esta CNAE, as empresas que faturam até 180 mil por ano (cálculo baseado no faturamento acumulado dos últimos 12 meses), irão pagar uma DAS relativa a 6% do faturamento mensal. 

Ex: Faturou por meio de nota fiscal emitida o total de R$10.000,00 no mês, a DAS será de R$600,00 (6% do faturamento mensal).

Se interessou? Entre em contato com nossa equipe para que possamos tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a se formalizar e começar a faturar agora mesmo!

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