Nota fiscal para dentista: precisa ser emitida?
Escrito por: simplificador
Publicado em: 19/02/2022
A emissão de notas fiscais é sempre um assunto muito procurado pelos dentistas. Muitos desses profissionais trabalham de forma autônoma, e outros optam por abrir uma clínica odontológica.
Podemos adiantar que em ambos os casos é preciso que a nota fiscal para dentista seja emitida. Siga a leitura e saiba como funciona a tributação para os dentistas!
A nota fiscal para dentistas precisa ser emitida?
A resposta para essa pergunta é: sim! Se atuar de forma autônoma ou tiver uma clínica odontológica, precisa emitir notas fiscais para todos os clientes, contendo o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
As notas fiscais são importantes, pois ajudam o negócio a ficar regularizado no fisco e passam mais credibilidade para os clientes.
Com as notas fiscais, o dentista pode oferecer seus serviços para empresas, por exemplo, podendo até fechar uma parceria de benefícios odontológicos para os colaboradores.
Como emitir nota fiscal
Para emitir a nota fiscal para dentista, o profissional, já tendo feito a abertura da sua empresa, deve ir até a prefeitura do município do consultório e fazer uma inscrição municipal.
Depois disso, é preciso obter um certificado digital para fazer a emissão das notas fiscais eletrônicas, caso essa seja a opção do profissional.
E, por fim, fazer a emissão pelo site da prefeitura, utilizando um software de emissão de notas fiscais, ou contar com o auxílio de uma empresa de contabilidade especializada, para fazer todo esse processo com mais rapidez e segurança.
Tributação dentista (PJ)
Para cuidar da tributação do dentista, caso seja optante pelo regime de tributação Simples Nacional, é possível contar com empresas de contabilidade online especializadas.
A principal delas é o Simplificador, que disponibiliza os planos “Básico” e “Completo”, para abrir o CNPJ da empresa, fazer a liberação para notas fiscais, fazer o cálculo e emissão das guias de pagamento e muito mais!
Impostos sobre serviços odontológicos
Confira quais são os impostos pagos pelos dentistas em uma clínica de odontologia:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL);
- Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
Simples Nacional para dentistas
Para abrir uma empresa e emitir notas fiscais, é preciso que o dentista abra uma empresa, que pode ser uma Microempresa (ME), Sociedade Limitada (LTDA) ou uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Depois de definir o tipo da empresa, é preciso selecionar as atividades que serão exercidas, bem como o regime de tributação mais adequado.
Atualmente, uma das melhores opções para as clínicas odontológicas é o Simples Nacional. Por meio desse regime de tributação, as empresas pagam os impostos de forma simplificada e em apenas uma única guia.
Para optar pelo Simples Nacional, é preciso escolher uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que, no caso dos dentistas, pode ser: CNAE – 8630-5/04 Atividade odontológica.
Gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre os nossos serviços de contador on-line? Então, continue no site do Simplificador!
Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!