Razão social

Razão social: o que é e como definir para sua empresa

Escrito por: simplificador

Diversas nomenclaturas empresariais e tributárias podem confundir o empreendedor no momento de abrir uma empresa. Uma delas é a razão social do negócio, que deve constar em diversos documentos sociais da empresa, mas nada tem a ver com a função social da organização.

Continue a leitura para saber o que é, para que serve e como escolher a razão social da sua empresa!

O que é razão social

A razão social, também chamada firma empresarial ou denominação social, é o termo pelo qual uma empresa é individualizada e registrada perante os órgãos oficiais.

Ela identifica o negócio na Junta Comercial ou cartório durante a abertura da empresa, sendo protegida legalmente contra cópia. Isso significa que nenhuma empresa pode copiar o nome da razão social de outro negócio, sob pena de infringir o direito de propriedade intelectual.

Para que serve

A razão social aparece em documentos que registram parcerias entre a sua empresa e fornecedores, notas fiscais, escrituras, contrato social e muitos outros locais onde o nome jurídico da empresa é solicitado.

O Código Civil brasileiro, por algumas vezes, cita a razão social sob a denominação de firma social. No Art. 1.054, por exemplo, consta que uma das funções da razão social é estar no contrato de abertura de empresas do tipo Sociedade Limitada (LTDA). Veja:

“CAPÍTULO IV

Da Sociedade Limitada

[…]

Art. 1.054. O contrato mencionará, no que couber, as indicações do art. 997, e, se for o caso, a firma social.”

Como escolher a razão social da empresa?

Confira agora algumas dicas para escolher a razão social da sua empresa corretamente:

Atividade da empresa

É interessante que o nome da razão social esteja ligado à atividade principal da empresa. Caso a empresa seja voltada ao segmento industrial, é possível que a razão social tenha algo a ver com isso, como no caso da Coca-Cola, que tem a razão social de Coca-Cola Indústrias Ltda.

Nome fantasia

Outro ponto importante é que ela tenha origem no nome fantasia da empresa, como no exemplo da Coca-Cola. Outra razão social que também leva o nome fantasia é da rede Carrefour, que tem a razão social de Carrefour Comércio e Indústria Ltda.

Constituição legal

O nome razão social da sua empresa também deve incluir sua constituição legal, ou seja, a sigla do tipo de empresa. Caso ela seja uma Microempresa (ME), deve vir acompanhada de ME; caso seja uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), deve ter o EPP; uma Sociedade Limitada (LTDA) deve apresentar o LTDA; e assim por diante.

Lista de opções

Duas empresas não podem ter a mesma razão social, de modo que é muito importante ter uma lista de opções para o caso de o nome escolhido já estar sendo adotado por uma outra organização. Afinal, é muito provável que o nome escolhido já esteja em uso, pois existem mais de 18 milhões de empresas ativas no Brasil.

Gostou do artigo? Então continue navegando pelo site do Simplificador para ler mais conteúdos sobre contabilidade on-line e Simples Nacional!

Confira também: Contabilidade para corretores de seguros

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!

Conheça o simplificador