Empreendedorismo feminino

Os desafios do empreendedorismo feminino

Escrito por: simplificador

Há alguns anos o empreendedorismo feminino vem se destacando no mercado por ter cada vez mais mulheres como donas de empresas de sucesso. Para fomentar ainda mais esse movimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro em mais de 150 países.

São ações como essa que impulsionam as mulheres a buscarem seu espaço na sociedade e lutar por equidade e igualdade de oportunidades entre todos que desejam empreender, ganhando mais protagonismo e trazendo o seu olhar transformador e arrojado para os negócios.

Continue a leitura para saber mais sobre o empreendedorismo feminino!

O que é empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é encabeçado por mulheres de todo mundo, as quais figuram como líderes de grandes empresas e ganham cada vez mais espaço no mercado. O movimento tem como grande propósito garantir direitos e trazer a equidade de oportunidades entre empreendedores.

Ao fazer isso, o mercado não se torna tão polarizado, e mais mulheres conseguem ter ainda mais coragem para desbravar novas opções de carreira, preferencialmente com a criação e o desenvolvimento de suas próprias empresas, trazendo um jeito único de liderança e gestão de negócios.

Importância

A importância do empreendedorismo feminino é muito maior do que simplesmente fazer com que mais mulheres se tornem empresárias, mas, sim, mostrar à sociedade que é possível reduzir a desigualdade entre homens e mulheres em todos os âmbitos.

Ao verem mulheres em posições de poder e alcançando a ascensão financeira por meio de seus próprios negócios, até mesmo meninas e adolescentes podem se inspirar e batalhar pelas mesmas oportunidades no futuro.

Além disso, as mulheres trazem uma visão diferenciada para qualquer setor do mercado, o que permite mais diversidade para os negócios, com novas ideias e soluções inovadoras para problemas antigos, por exemplo.

Empreendedorismo feminino no Brasil

Aqui no Brasil, o empreendedorismo feminino como um importante movimento social já é uma realidade. Exemplos de empreendedoras de sucesso aqui no Brasil não faltam para inspirar a mulherada. Podemos, por exemplo, citar a Luiza Helena Trajano, uma das fundadoras da rede de varejo Magazine Luiza, e Cristina Junqueira, cofundadora do banco digital Nubank.

Essas e milhares de outras mulheres brasileiras superaram desafios e estigmas e construíram um império bem-sucedido no mundo dos negócios. Histórias como essas servem de inspiração e incentivo para todas as mulheres.

Principais desafios

Um dos grandes desafios para as mulheres que desejam empreender é demonstrado em um dado da Deloitte, de 2018, que identificou que apenas 8,6% das posições de liderança são ocupadas por mulheres, o que acaba trazendo poucas referências para que mais mulheres sejam incentivadas a empreender.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já são quase 10 milhões de mulheres à frente de empresas, sendo que praticamente metade delas também são chefes de família.

Esse é um grande desafio para o empreendedorismo feminino, já que a dupla, e às vezes até tripla jornada, pode sobrecarregar as mulheres e fazê-las desistir da carreira como empresárias.

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