foto de uma pasta aberta com papéis em cima, um celular com a calculadora aberta e um café acima da imagem para simular a realização de um balanço patrimonial

Entenda o que é o balanço patrimonial, qual a sua importância e quando ele deve ser feito

Escrito por: simplificador

O balanço patrimonial deve ser feito por todos os tipos de empresas e é fundamental para acompanhar a situação das finanças do negócio. Mas você sabe o que é, quando precisa ser feito e qual sua importância?

Saber todas essas informações sobre o balanço patrimonial é essencial para garantir a saúde financeira da empresa e estar em dia com as obrigações legais.

Continue a leitura para conhecer as principais informações sobre esse documento e compreender a importância que ele tem para seu negócio!

O que é o balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um demonstrativo das finanças de uma empresa. Por meio dele, toda a situação financeira da empresa é verificada, com detalhamento dos ativos e passivos existentes. Ele é, então, uma espécie de relatório em que constam as movimentações de toda a parte financeira do negócio.

Para que serve o balanço patrimonial e qual a sua importância?

O balanço patrimonial tem diversas finalidades, sendo que uma das principais é possibilitar a análise do comportamento financeiro da empresa. Além disso, por meio dele, torna-se possível ter uma maior compreensão sobre os recursos de que o negócio dispõe, como aplicações, empreendimentos imobiliários e valores em caixa.

Ele também serve para:

  • apresentação financeira a investidores;
  • identificação de detalhes tributários;
  • apoiar a elaboração das estratégias de planejamento;
  • auxílio na tomada de decisão dos gestores.

Dessa forma, ele é muito importante para a saúde financeira da empresa, pois todas as atividades realizadas com as finanças podem ser verificadas e embasadas por meio desse balanço.

Quando deve ser feito o balanço patrimonial?

Importante destacar que o balanço patrimonial, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), é um documento obrigatório às empresas, conforme estabelece o Código Civil Brasileiro. 

Ele costuma ser realizado uma vez ao ano, ao final de cada exercício social. Porém as empresas têm autonomia para efetuar o balanço mais vezes, a depender da necessidade de cada atividade e do fluxo financeiro.

Traga a sua contabilidade para o Simplificador 

Como visto, a elaboração do demonstrativo das finanças da empresa é indispensável para grande parte das empresas. Assim como ele, muitos outros documentos devem ser desenvolvidos pelo profissional de contabilidade para que as obrigações da empresa estejam sempre em dia e o setor financeiro bem amparado.

Nesse sentido, trazer sua contabilidade para o Simplificador é uma excelente forma de garantir os melhores resultados para o seu negócio. Para isso, o processo de migração é muito simples e feito integralmente on-line em apenas três passos.

Primeiro, você acessa o endereço eletrônico do app e preenche os dados básicos relativos ao perfil da empresa. Em seguida, faz o pagamento da primeira mensalidade conforme o tipo de empresa, seja MEI ou Microempresa (ME).

Depois, você terá acesso a um ambiente ainda mais seguro para inserir informações e documentos pessoais. Por fim, basta agendar uma ligação com a equipe para que todos os detalhes sejam explicados.

Após esse processo, você só terá que solicitar alguns documentos ao contador anterior para nos deixar cientes de tudo, como folhas de pagamento e os balancetes dos últimos doze meses. Assim você já poderá aproveitar todo o atendimento especializado oferecido, com sistema diferenciado e mensalidade fixa.

Conte com os serviços de contabilidade on-line do Simplificador para deixar a burocracia de lado e ter mais tempo para cuidar da parte estratégica do seu negócio!

Confira também: Contador online

Quer uma contabilidade online que fale a sua língua e entenda suas necessidades? Aqui no Simplificador você encontrará profissionais especializados no seu tipo de empresa!

Conheça o simplificador