mãos brancas com o braço coberto por mangas pretas digitando em um notebook com uma página de blog corporativo aberta

Entenda o que é um blog corporativo e como ele pode alavancar o seu negócio

Escrito por: simplificador

Ter um blog corporativo é muito importante para os negócios, pois ajuda a expandir a marca na internet, além de engajar e educar potenciais clientes. Se bem administrado, ele pode fazer com que a empresa gere mais resultados e aumente a sua participação no mercado.

Continue a leitura para saber mais sobre o blog corporativo!

O que é um blog corporativo?

O blog corporativo é uma estratégia de divulgação de conteúdos que ajuda a empresa a se comunicar com seus clientes e potenciais clientes. No blog podem ser publicados conteúdos informativos sobre dores dos clientes, promoções da empresa, campanhas de marketing e muito mais.

Tudo isso permite que os usuários conheçam um pouco melhor o que a empresa tem a oferecer e possam se conectar ainda mais com a marca. A grande diferença de um site corporativo para um blog corporativo é que este é sempre atualizado, além de contar com posts mais estruturados, por exemplo, com imagens, textos, vídeos, hiperlinks, etc.

Por que ter um blog corporativo?

Veja agora quais são os benefícios de contar com um blog corporativo para divulgar sua marca:

Atração

O blog ajuda a atrair novos clientes para o próprio site da empresa, e-commerce, redes sociais, aplicativos e outras mídias digitais que ela tiver. Quem entra no site a partir de uma pesquisa no Google pode se interessar pelo conteúdo e até mesmo clicar em um link que o direciona para a página de um produto da marca, o que pode aumentar a quantidade de conversões também.

Leads

É possível, sim, gerar leads com o blog corporativo. Isso pode ser feito por meio de estratégias de Inbound Marketing ao se comunicar com os leitores do blog de acordo com a posição em que estão no funil de vendas. Uma outra estratégia para gerar leads é encaminhar o cliente de um blog post para uma landing page, por exemplo, na qual ele poderá baixar um e-book em troca de preencher um pequeno formulário.

Posicionamento

O blog corporativo também ajuda o site da empresa a se destacar nos mecanismos de busca, como o Google. Um bom posicionamento nas primeiras páginas dos sites de busca é atingido ao aplicar técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que consistem na inclusão de palavras-chave, heading tags, intertítulos e outras características na estrutura do conteúdo.

Como criar um blog corporativo?

Para criar um blog corporativo, é preciso contar com um domínio e uma hospedagem no site corporativo da empresa. Isso traz mais credibilidade ao blog e ajuda seus conteúdos a ficarem mais bem posicionados no Google.

Depois disso, é importante criar conteúdos de qualidade, ou seja, que realmente façam a diferença na vida dos leitores, usem técnicas de SEO, sejam livres de plágio e tenham uma linguagem próxima à que o público-alvo da marca possui.

Se você não tiver tempo hábil para produzir bons conteúdos, é possível contratar um profissional da área para fazer isso ou terceirizar o trabalho para uma empresa especializada. O importante é que os conteúdos sejam informativos e publicados com frequência no blog.

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